Hepatite A * Inclusão de Nova vacina


Governo deve incluir vacina da hepatite A no calendário oficial


O Ministério da Saúde deve anunciar ainda neste ano a incorporação da vacina contra a hepatite A no calendário infantil de imunização.
A Conitec, comissão que assessora o ministério na adoção de novas tecnologias no SUS, recomendou ao governo incluir essa vacina na rede pública após uma demanda feita pela Secretaria de Vigilância em Saúde, um setor do próprio ministério.
A recomendação foi feita no início do mês e divulgada ontem, juntamente com uma consulta pública a respeito do tema.
Segundo Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do ministério, a expectativa é que seja definida uma posição sobre a possível transferência de tecnologia com um dos laboratórios produtores da vacina até o mês que vem.
"Provavelmente anunciaremos a medida neste ano para implantá-la no ano que vem", afirmou.
A ideia, diz o relatório da comissão, é incluir essa nova vacina já em 2013 junto com a vacina contra a catapora -essa última, anunciada neste mês pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde) e também objeto de recomendação pela Conitec neste mês.
O esquema sugerido é de duas doses da vacina contra a hepatite A para crianças, aos 12 meses e aos 18 meses de idade.
Um estudo entregue ao ministério no início do ano classificou essa vacina como "econômica", o que significa que vale a pena oferecê-la na rede pública considerando seus impactos na saúde e na economia. O custo anual da medida estimado pelo relatório é de R$ 149 milhões.
Segundo Barbosa, a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) de oferecer a vacina passou a valer para o Brasil quando o país melhorou as condições sanitárias, o que fez com que menos pessoas tivessem contato com o vírus de forma natural, na infância, fase em que é menos perigoso.
"Era um país de alta endemicidade da doença. Aos 15 anos, 95% das pessoas tinham tido contato com o vírus", explica ele. O problema pode se tornar mais sério quando atinge jovens.
Essa é uma doença transmitida pela via oral, por água e alimentos contaminados e também de pessoa a pessoa.

Segundo o relatório da Conitec, entre 1999 e 2009, 354 surtos de hepatite A foram registrados no país, atingindo 4.446 pessoas. Mais de 50% dos casos identificados ocorreram na faixa dos 5 a 19 anos. A vacina contra a hepatite B já é oferecida no SUS.

Informações tiradas do Jornal Folha de São Paulo.

Informações necessárias sobre Hepatite A.


u_3d23e64d

8 comentários:

  1. A Lara tomou, nós pagamos. Que bom que vai ter na rede pública!!! BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.. A Laura tomou particular, mas a Heloisa vai tomar no posto..

    Bjossssss

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post Vivi!!!
    Precisamos de mais vacinas...Tbém tenho um menino...tá quase completando 1 ano e 6 meses!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. pelo que ouvi, a de catapora também vai ser incluída

    ResponderExcluir
  5. Não dei no Fred. Segundo o pediatra que nos acompanhava, não era necessário, pois todos já temos os anticorpos contra a hepatite A...
    Mas ainda estou pensando em dar, talvez quando estiver na rede pública...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi os gêmeos sempre tomaram no posto, quanto mais acessos tivermos nas vacinas, melhor pros nossos filhos. Grata por sempre estar nos prestigiando la Clube das Mamães de São Paulo e no Eu e os Gêmeos. Beijos triplos em vocês.
    Cléo

    ResponderExcluir
  7. Boa notícia, hein?!
    A de catapora consegui sem pagar porque a prefeitura da cidade que minha mãe trabalha tinha um lote sobrando, e conseguimos. Falta a de hepatite A...
    Bjinho
    http://simplesmente-mamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já deveriam ter incluído faz tempo né? eu dei só a varicela, não tive grana pra dar essa tb! bjs

    ResponderExcluir

Agradeço pela visita, e se puder deixe seu comentário, vamos adorar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...