Que dia é hoje?


Hoje é dia 31 de Agosto, Dia Internacional da Solidariedade.


A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o dia 31 de agosto como Dia Internacional da Solidariedade, com o objetivo de promover e fortalecer os ideais de solidariedade entre as nações, povos e indivíduos. 

Na Declaração do Milênio das Nações Unidas, a solidariedade foi reconhecida como um dos valores fundamentais para as relações internacionais no século XXI.

Devemos nos conscientizar para ajudar mais as pessoas, não só hoje mais como todos os dias, ser solidário é sempre gratificante, ver a felicidade de quem ajudamos é ganhar o mundo, e saber que existe pessoas que precisam da sua ajuda, e poder ajudar é maravilhoso. Eu como mãe vou ensinar ao meu filho o quão importante é ajudar o próximo, seja um amigo, ou uma pessoa que nem conheça, mais saber os princípios de ser solidário ao próximo. 
O texto abaixo relata maravilhosamente bem o principio da Solidariedade, foi premiado pela Unesco. 

Princípio da Solidariedade

         Um sorriso nos lábios, um olhar esperançoso, um gesto repleto de gratidão, um coração feliz diante de um ato que concretiza o mais nobre sentimento e se conhece por um nome: solidariedade. Ato de olhar o mundo com cuidado, sabendo o quanto é importante que ele esteja saudável. Ato de ter empatia pelo outro.Ato inerente àqueles que amam verdadeiramente. Não só em palavras, mas em síntese, por completo.

         O mundo é competitivo, muitos querem sempre mais vantagens materiais, intelectuais, mais poder e status que os outros. A linguagem deste tipo de mundo afirma que o importante é ganhar e não medir esforços para isso. E, muitas vezes, esses esforços são: terríveis genocídios, traições, violência gratuita, inveja consumada, egoísmo inaceitável, atitudes irracionais, um verdadeiro coquetel de ambição exacerbada. Mas, o indivíduo não pode precisar este sentimento competitivo, sem analisar o propósito dessas ações.Por que não abolir a competição e ratificar a cooperação? Por que vendar os olhos do coração e anestesiar os sentimentos? Que prêmio é tão importante que não pode ser compartilhado,e deve ser alegria só de alguns?
         O mundo seria muito mais contente, mais aconchegante, muito mais charmoso se fosse mais sorridente.Para isso acontecer, ele precisa ser mais solidário. E, não é difícil como alguns podem pensar. É muito mais fácil e útil fazer brotar um sorriso no rosto de uma pessoa, que leva – lá a chorar. É compreender o mandamento e discernir sobre ele: “ame ao seu próximo, como a si mesmo”. É respeitar as diferenças e discriminar o preconceito. Fazer o bem, mas olhando e respeitando a quem.Enxergar a alma do outro, através do olhar. Ter sensibilidade para identificar suas necessidades.Não esperar algo em troca.Se doar sem querer barganhar vantagens. Chorar com aqueles que choram, gargalhar com aqueles que demonstram seu momento de felicidade. Ver nos outros  retratos de sua própria vida e, abençoar as famílias de todos como quer que a sua seja abençoada.Riscar dos seus princípios a palavra acepção. Confirmar a palavra cooperação.Acender como uma estrela e concretizar este gesto de amor.
           Fora violência, absurda em todas as suas classificações; em suas guerras e ditaduras dispensáveis e alimentadas pela competição. Ajuda a todos os povos; a todas as crianças, sejam elas, africanas, russas, chinesas, judias, palestinas, americanas. Pois, é maravilhoso cumprir de forma consciente o que traz realização ao próximo, sabendo exercer a boa ação, participando ao mundo uma bela e eficaz missão que é a apologia ao amor, ao respeito e cuidado ao ser humano: o princípio da solidariedade.
                                                                     Priscilla Lima           

Texto retirado do site Recanto das Letras.



u_3d23e64d

7 comentários:

  1. Que bom que nos mundo das mamães tem muito disso, né? Solidariedade! Hoje também se comemora Maria Montessori, passa lá no blog para saber mais... Beijos
    http://amigosdefraldas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. As pessoas tem é que começar a se concientizar que uma pessoa depende da outra e ninguém é alguem sozinho..
    precisamos de mais solidariedade...
    bjO

    ResponderExcluir
  3. Solidariedade, adora essa palavra mais falta muito nos dias de hoje!
    Adorei o Texto Bjoos

    http://annabeatrizrafaela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal hein? Solidariedade se ensina desde o berço!
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Olá obrigada pela visita, retribuindo, tmb estou te seguindo, parabéns pelo blog ta lindão!!! bjjsss

    ResponderExcluir
  6. Solidariedade é coisa dos bons... de coração. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    que texto bacana!
    Solidariedade salvaria o mundo!
    Adorei!
    Uma ótima semana para você!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço pela visita, e se puder deixe seu comentário, vamos adorar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...