Você já ouviu falar em refluxo do xixi?

Refluxo do xixi

Eu nunca tinha ouvido falar sobre o refluxo do xixi, e quando encontrei resolvi compartilhar, afinal nunca sabemos se isso pode acontecer com alguém próximo, ou até com nossos pequenos.

Quando a palavra surge em uma conversa, logo vêm à mente o problema do gastroesofágico, no qual o bebê ou a criança apresentam como principal sintoma a regurgitação. Mas um outro tipo de refluxo, bastante comum, mas ainda pouco diagnosticado, também exige a atenção de pais e mães: é o refluxo vésico-ureteral, que também pode ser chamado de refluxo do xixi. 
Todos possuímos uma espécie de válvula anatômica que faz com que a urina que vem dos rins, siga pelos ureteres e desemboque na bexiga. Mas, quando esta válvula não funciona direito, o xixi acaba voltando pelo caminho de onde veio, e acaba se depositando nos ureteres e também nos rins, causando o refluxo. Com isso, e com o tempo, as bactérias presentes na urina podem causar o que os médicos chamam de infecções urinárias de repetição. Além da gravidade de cada infecção urinária, está o fato de que, até os 5 anos, essas infecções podem causar cicatrizes nos rins, comprometendo o funcionamento e a anatomia deste órgão de forma irreversível. Por isso, se seu filho tem infecções urinárias com frequência, é importante procurar por um especialista, o nefropediatra (que é o nefrologista infantil), para investigar os motivos. 
Muitas vezes, as mães sequer desconfiam da existência do problema, e acabam achando que as seguidas infecções urinárias podem ser fruto de algum descuido, ou do fato da criança ainda não conseguir se limpar corretamente, por exemplo. 

“Normalmente os diagnósticos de refluxo aparecem em crianças pequenas, principalmente em meninas, por conta da anatomia feminina, já que nelas a uretra é mais curta e mais difícil de limpar”, afirma Claudia Leonardi, psicóloga do Ambulatório de Distúrbios Miccionais da Unifesp. As meninas têm duas vezes mais chances de ter o problema do que os meninos.
Possíveis causas

O refluxo vésico-ureteral geralmente é um problema congênito (fruto de uma má-formação), mas pode também ter origem genética e até mesmo ser motivado por um desfralde precoce. Além disso, o refluxo pode acontecer em apenas um ou nos dois rins. E o problema pode ter cinco graus: do 1 (refluxo só no ureter) até o 5 (refluxo até o rim, causando intensa dilatação renal e tortuosidade dos ureteres). 

Como é o tratamento

Os tratamentos vão desde uma reeducação dos hábitos, ensinando a criança a fazer uma "forcinha' ao final de cada xixi, uma espécie de "fisioterapia" para aumentar a força da musculatura, até o uso de antibióticos, em doses reduzidas, por alguns meses ou anos, a fim de evitar as infecções. “O tratamento do refluxo deve ser individualizado, e leva-se em consideração o sexo, a idade, o grau de refluxo, a forma de manifestação, o comprometimento renal no início do tratamento e a disponibilidade dos pais em realizar um acompanhamento de longo prazo”, afirma Ana Paula. E, em casos extremos, em que os remédios não conseguem combater as infecções, e em crianças maiores de 5 anos, pode ser indicada a cirurgia. 
Segundo a psicóloga Claudia, é fundamental envolver a criança no tratamento. 


As informações foram retiradas do site Revista Crescer, e lá encontrará a matéria completa sobre o Refluxo do Xixi.




6 comentários:

  1. Não tinha ouvido falar disso, muito boas informações. Parabéns pela pesquisa! BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já sabia... Tem uma amiguinha da Marinah que tem! Estamos orando por ela!
    Ótimo post!
    Bjo
    http://simplesmente-mamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar!
    Boa informação, Genis ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Vivi, excelente post, não tinha ouvido falar, como e o quanto ficamos informadas nesse universo materno. Brigada pelo carinho e comentários la no blog, te seguindo. Beijos triplos

    ResponderExcluir
  5. NOssa Vivi, eu nunca tnha ouvido falar! Muito bom o seu post. Bem informativo e vai ajudar a mutas mães.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por opartilhar, desconfio que minha gatinha tenha viu...

    bjo!

    ResponderExcluir

Agradeço pela visita, e se puder deixe seu comentário, vamos adorar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...