O que é Síndrome de Kawasaki


Síndrome de Kawasaki

A síndrome de Kawasaki ficou mundialmente conhecida no ano de 2009, quando o filho do ator John Travolta caiu no banheiro, feriu a cabeça e acabou morrendo. Em entrevista, o ator afirmou que seu filho sofria da síndrome de Kawasaki, mas não foi a causa da morte.


Essa síndrome é um tipo de vasculite sistêmica aguda, ou seja, inflamação repentina das paredes das artérias do corpo da criança. É rara e acomete mais as crianças menores de cinco anos (80% dos casos), asiáticas (90 casos por 100 mil habitantes contra 10 casos por 100 mil entre não-asiáticos) e do sexo masculino (a incidência é duas vezes maior). Não há uma causa conhecida, mas acredita-se que seja por fatores infecciosos e alguma predisposição genética.
O diagnóstico pode ser difícil no começo, mas muito importante. Há três fases de sintomas. A primeira começa com febre alta (em torno de 40°C) por mais de cinco dias, podendo chegar a duas semanas, vermelhidão do tronco e da região genital, os dois olhos vermelhos e inchados, mas sem secreção, lábios rachados e língua inchada e vermelha como um morango. Dor de garganta e aparecimento de ínguas ou gânglios inflamados, principalmente na região do pescoço, podem ocorrer nessa primeira fase da doença.
A segunda fase é marcada por descamação dos pés e das mãos, dores nas juntas, diarréia, dor abdominal e vômitos e pode durar até duas semanas. Já na terceira, os sintomas regridem lentamente até a recuperação quando há o tratamento.
A maior complicação que pode acontecer na Síndrome de Kawasaki é quando há o comprometimento do coração, como aneurismas nas artérias coronárias, inflamação do músculo (miocardite) ou da membrana que recobre o coração (pericardite). Aneurismas são perigosos por facilitarem a estase de sangue e a obstrução da artéria, causando o infarto (morte de tecido do músculo cardíaco por falta de oxigênio).
Em média, apenas duas em cada 100 crianças com a doença de Kawasaki desenvolvem aneurismas e problemas cardíacos.
Nem todas as crianças apresentarão todos os sintomas citados. Muitas podem ter manifestação incompleta da doença. Não existem testes laboratoriais específicos para o diagnóstico, que é clínico levando em conta os sinais e sintomas da doença. Exames de urina, sangue e coração podem complementar o exame clínico.
O tratamento consiste em diminuir a inflamação e prevenir maiores complicações. É indicado o uso de ácido acetilsalicílico para a redução da inflamação. Esse ácido também funciona na administração na veia de uma substância chamada gamaglobulina, que é um derivado do sangue que reduz a dilatação dos vasos do coração, fazendo regredir aneurismas de pequeno e médio diâmetros. Depois, ainda é preciso investigar se houve complicações cardíacas.
Quando a síndrome se resolver, exames periódicos devem ser realizados para acompanhamento da criança. É importante a realização de exames de sangue, como o hemograma e a velocidade de hemossedimentação (VHS), até que voltem ao normal.
Caso a criança permaneça com aneurismas, deve-se fazer um controle com exames cardiológicos de tempos em tempos, na indicação do seu médico. O médico também pode afastar a crianças de determinadas atividades físicas para evitar que se machuque e sua vida corra risco em virtude dos remédios que toma, evitando riscos de formação de coágulos no sangue.
Lembre-se, mamãe, de que o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento são fundamentais para evitar as complicações da doença.



fonte: Site Guia do Bebe

u_3d23e64d

6 comentários:

  1. Nossa... Deve ser dificil ne...
    Mas bem explicativo, otimas informações...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. nossa nunca tinha ouvido falar dessa síndrome, e fiquei assustado,confesso! Mas é sempre bom ter informações novas, deve ter muita gente q igual eu não conhece...bjos Luana
    www.segunda-viagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai, me deu uma dor no coração, que vida difícil para quem tem essa doença, ou tantas outras. Difícil mesmo. Que bom que postou, quem sabe ajuda algumas mães a diagnosticarem cedo e tratarem o quanto antes. (te espero na BC sábado). Beijos, Tati

    ResponderExcluir
  4. Querida, obg por estar sempre presente em nosso blog.
    Grande abraço,
    Equipe MR.

    ResponderExcluir
  5. ótimo post, parabéns pelas informações!!!

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Matéria super importante, nunca tinha ouvido falar sobre o assunto antes.
    www.bigmundoinfantil.com

    ResponderExcluir

Agradeço pela visita, e se puder deixe seu comentário, vamos adorar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...