Estrabismo como identificar e tratar


Estrabismo deve ser tratado o mais cedo possível



Além de causas hereditárias, o problema pode surgir em bebês prematuros, com baixo peso ao nascer, ou com mães fumantes.


Desconfiada de que seu bebê é estrábico? De acordo com o doutor Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, o estrabismo costuma afetar 4% das crianças. Por isso, ao menor sinal de que os olhos da criança estão desalinhados é hora de marcar uma consulta com um oftalmologista.

Mas afinal, o que pode causar o problema? Além da hereditariedade, o baixo peso ao nascer, o fato de a mãe fumar durante a gravidez e a prematuridade podem desencadear o estrabismo.

Com isso, os olhos podem apresentar desvios para dentro, para fora, para cima ou para baixo.

“Existem seis pares de músculos extraoculares ao redor de cada olho. Enquanto dois músculos movem os olhos horizontalmente, os outros quatro fazem os movimentos verticais e de torção. Quando todos os músculos estão em perfeito equilíbrio de força e trabalhando em conjunto, os olhos estão alinhados e focalizados em um ponto. Já quando os músculos não trabalham em harmonia, ocorre o desvio ocular – ou estrabismo”.

O médico explica que se os dois olhos estão fixando o mesmo ponto, as duas imagens são unidas em uma única imagem, tendo noção de profundidade. Nas pessoas estrábicas, duas imagens diferentes são enviadas ao cérebro. Se o problema não for tratado desde cedo, com o tempo o cérebro passa a receber somente a imagem do olho normal. Adultos não tratados costumam desenvolver visão dupla (diplopia), dado que o cérebro não suprime a imagem do olho desviado.

“Um dos primeiros sinais de estrabismo é um olho que não fixa objetos à sua frente. Há crianças inclusive que inclinam ou giram a cabeça em direção a um determinado ponto para tentar manter os olhos alinhados. A pessoa estrábica poderá não ter, também, visão de profundidade”, diz o especialista – chamando atenção para outros subgrupos de risco para o estrabismo: crianças com paralisia cerebral, Síndrome de Down e hidrocefalia.

“Desvios detectados ao nascimento podem desaparecer durante os seis primeiros meses de vida. É nesse período que se desenvolve a mácula, região da retina responsável pela visão central e que permite melhor fixação dos objetos. De todo modo, quanto mais cedo a criança for examinada, maiores as chances de correção do problema”.

Tratamento

“Dependendo da causa, o tratamento do estrabismo poderá ser clínico, óptico, ou cirúrgico, envolvendo tanto a correção do desequilíbrio de forças musculares, como a remoção de catarata e o controle de outras doenças. Em crianças, em muitos casos o uso de um tampão no olho bom – forçando o olho ruim a enxergar bem – resolverá o problema. Mas, em outros, uma correção cirúrgica será necessária. Quanto mais cedo isso acontecer, melhores os resultados”, diz Neves.


8 comentários:

  1. Super informativo este post, adorei!
    Realmente devemos prestar bastante atenção.
    beijos

    www.viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post , muita coisa eu não sabia
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Post mto bom, Vivi! Admiro essas pesquisas que faz. Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravilhoso, parabéns pela a postagem.

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Texto muito interessante para as futuras mamães também.
    Lindo o seu blog, e o seu filho parece um anjo com esses cabelinhos lindos <3

    Bjão, linda!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse post, graças o Nathan não tem, mais na minha familia tem...
    bjinhos

    tem sorteio no meu blog
    http://mamaenathan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Minha filha nasceu estrábica, no caso dela é hereditário pois o pai dela é... mas com o passar dos anos foi diminuindo e hoje quase não se percvebe.
    Gostei muito do post.

    Carlah Ventura
    Blog: Intensa Vida

    ResponderExcluir
  8. Amiga, super importante abordar esse tema, tanta coisa não sabemos!
    Por aqui Joseph tem um dos olhos tortinho, já levamos ao oftalmo e retornaremos esse ano para tratar, mas percebo que melhorou muitooo, mt importante procurar especialista logo que percebemos, bjss

    ResponderExcluir

Agradeço pela visita, e se puder deixe seu comentário, vamos adorar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...