A importância do uso do fio dental para as Crianças



Hoje vou falar sobre um assunto muito importante. A importância de fazer o uso do fio dental após a escovação nas crianças.
Eu confesso que nunca utilizei no Isaac,mas fui em busca de informações e vi o quanto é importante começar o uso desde pequeno para criar o hábito neles.

Encontrei estas informações e achei super importante:

As crianças deveriam começar a usar o fio dental quando ainda têm os dentes de leite (primários). Uma vez que os dentes de uma criança começam a se fixar um junto do outro, em geral entre os dois e seis anos, os pais deveriam iniciar a criança no hábito do uso diário do fio dental. Na medida em que desenvolvem a destreza, você pode ajudá-los a aprender como usar o fio dental. As crianças começam a desenvolver a capacidade de usar fio dental por si mesmas ao redor dos 10 anos de idade.

Para destacar a importância do uso do fio dental, passe o fio regularmente até que possam fazer sozinhos. Isto os ajudará a desenvolver um bom hábito do uso do fio dental enquanto ainda têm seus dentes de leite, por isso quando aparecem os dentes permanentes, já incorporaram o uso do fio dental na rotina oral diária. Use fio dental suave e flexível, para que não danifique os dentes e seja cômodo para as gengivas.

Como posso ajudar meu filho a aprender a usar o fio dental?


Tente amarras as pontas do fio dental em pequenos círculos, para que os dedos da criança entrem com facilidade. Isto ajudará a segurar o fio dental nas etapas iniciais, antes de aprender a segurá-lo sozinho. Depois, faça que seu filho siga os seguintes passos básicos para o uso do fio dental:
Pegue uns 45 centímetros de fio dental e envolva a maior parte de forma frouxa ao redor de cada dedo médio, deixando uns 3 centímetros no meio.
Deslize o fio dental com suavidade entre os dentes, enquanto os dedos polegar e índice o mantém tenso. Tenha cuidado para não pressionar com força sobre a gengiva.
Curve o fio dental ao redor de cada dente formando um “C” e mova-o com suavidade para cima e para baixo dos lados de cada dente, também embaixo da linha da gengiva. Desenrole uma nova seção do fio dental a medida que passa de um dente para outro.

Não se preocupe se as gengivas de seu filho sangrarem no começo, é bastante comum. Depois de uns dias de uso do fio dental, o sangrado deveria cessar, a medida que as gengivas ficam mais saudáveis. Mas se o sangrado persiste, consulte seu odontologista.


Espero que tenham gostado. A partir de hoje vou começar o uso do fio dental no Isaac, e vou  a procura de algum que seja indicado para as crianças, assim como a escova de dente infantil, pelo que encontrei nas buscas, existe opções de fio de dental colorido para se tornar mais atrativos para as crianças.
E você mamãe, utiliza o fio dental após a escovação?
Sabia que devemos começar a utilizar quando os dentes de leite começam a nascer?
Deixe seu comentário, vamos adorar sua participação.

*Informações de pesquisa: Oral B



13 comentários:

  1. Muito legal!
    Levei a Sofia ao dentista no ano passado e ele falou sobre a importância do uso do fio dental desde pequenos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amiga, adorei a abordagem, aqui não costumo fazer uso diário, apenas quando não conseguimos tirar na escovação
    Adorei a dia e vou a caça desses coloridos para incluir no ritual, bjs

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas
    Aqui ainda não ensinei a Luma
    É bom que já sei que já posso
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu uso fio dental quando acho que preciso e nas crianças eu uso de vez em quando, mas eu mesma passo. Já tentei ensinar, mas não consigo dar conta de tudo sozinha em casa, algumas coisas eu deixo passar por cansaço.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Também acho super importante, achei até um produto que facilita a própria criança a usar, muito bom. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que legal essa informação, bom saber que eu faço o certo heheh eu faço o uso na minha filha desde que os primeiros dentinhos apareceram e agora estou ensinando ela fazer sozinha.
    Adorei!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Realmente é mega importante, para ter dentes limpos
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. rsrsrsr, os meus adoram fio dental!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom mesmo amiga .. nunca usei na Luma .. mas vou tentar .. valeu pela dica ... bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  10. Otimas dicas, é muito importante mesmo. bjus

    ResponderExcluir
  11. O hábito da higiêne bucal é muito importante
    No Gui ainda não usei, mais com essas informações começarei imediatamente
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi minha linda, o uso de fio dental é tão importante quanto a escovação. Sempre aprendi assim e tento aplicá-la com JM e ele se diverte. rs
    Bjus, Genis
    Meu Mundo Materno

    ResponderExcluir
  13. Acho importantíssimo.
    Aqui em casa somos adeptos.
    Bju

    ResponderExcluir

Agradeço pela visita, e se puder deixe seu comentário, vamos adorar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...