Deixar ou não o filho brincar com aplicativos?

E cá estamos sempre no mesmo dilema... se vamos deixar nossos filhos brincar, jogar nos aplicativos.
Toda semana eu e a Viviane estamos em busca de novidades neste mundo tecnológico e nessa busca procuramos aplicativos que usaríamos com nossos filhos, dicas nossas e não qualquer coisa que vemos por aí. Mas ainda assim paira a questão... Ao mesmo tempo que vemos inúmeros aplicativos para crianças e percebemos que são super interessantes e que sim, estimulam e ensinam, ficamos preocupados com os excessos de tecnologia no dia a dia dos pequenos.
Vi essa matéria no site Bebê.com e quero compartilhar com vocês
Calma! Você não é o único a viver o dilema entre restringir ou liberar o acesso do seu filho às inovações tecnológicas. Pais de todos os cantos se questionam se é adequado ou não deixar os aparelhos ao alcance dos filhos. Antes de tudo, é fundamental você saber que, até os 6 anos de idade, a criança precisa de muitos estímulos para despertar diversas disposições intelectuais. “Aplicativos com movimento, luzes, cores, sons, de caráter lúdico ou mesmo voltados para alguma aprendizagem básica, como quantidades e volumes, são bem interessantes nessa fase”, explica Andrea Ramal, diretora da ID Projetos Educacionais. Com isso, você já resolve o principal dilema: Sim, seu filho vai aprender muito utilizando essas maquininhas!
Além disso, como os aplicativos estão dentro do computador e não necessariamente conectados à rede, você fica descansado em relação ao que ele está vendo. O mesmo não vale para a navegação na internet, que promove infinitas possibilidades de comunicação, aprendizagem, pesquisa e intercâmbio. “A rede é um ambiente do conhecimento sem fronteiras, mas, ao mesmo tempo, um território sem lei, no qual somente podemos ter benefícios se tivermos condições de fazer uma leitura crítica do que vemos e ouvimos”, alerta Andréa. “E isso, infelizmente, as crianças ainda não têm condições de fazer.”

Excelentes escolhas
Para fazer a opção certa, tenha em mente o objetivo da aquisição, que pode ser, por exemplo, desenvolver a coordenação motora, estimular a fala ou simplesmente divertir. Cuidado com os educativos! Soletrar é muito comum nos Estados Unidos, por exemplo, mas, no Brasil, nem sempre o ensino do alfabeto é a prioridade na alfabetização. Certifique-se de que o joguinho esteja alinhado com a proposta pedagógica da escola para não criar uma confusão na cabecinha da criança.
Por fim, vale o lembrete. Nem todos os aplicativos infantis estão disponíveis em todas as plataformas – iPad, iPhone e Android. A seguir, veja uma galeria com boas alternativas para os pequenos.

E vocês o que pensam disto?
Tem o mesmo cuidado na escolha dos app para crianças?
Fonte aqui


10 comentários:

  1. Acho que estamos em uma nova era e a realidade virtual é para todos. Brincar com app desde que seja com um monitoramento não irá fazer mal, Eles estarão aprendendo também é divertido e até os adultos gostam.
    Bjs
    Sou mãe de cinco

    ResponderExcluir
  2. Por aqui usa pouco, mais sempre que esqueço ele pega o cel pra jogar, sabe mudar de app pra outro....

    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Minha pequena ganhou um tablet recentemente, não era muito a favor da ideia, mas como foi presente não a proibi de utilizar, porém restringi o uso dela, mas mesmo assim ainda sinto que não está 100% protegida nesse mundo conectado rs
    Acho que sou uma mãe muito pé a trás hehehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Viviane, acho que tudo que for excesso não e' bom.
    Jogar de vez em quando, alguns aplicativos, não faz mal...
    Aqui em casa o Vitinho fica pouco, quase 0 vezes por dia e/ou semana... Porque isso e' dele, ele prefere brincar e interagir de outras formas... Na casa das avos, ele ate brinca um pouco nos celulares do tios, no computador dos avos, mas não e' viciado, gracas a Deus...
    Tudo tem que ter moderação, sempre.
    Bjs
    Ju.

    ResponderExcluir
  5. Temos que vigiar os pequenos mesmo
    Aqui a Luma já gosta da informáticas
    Tenho cuidado para não viciar
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Meu antigo celular agora e do Lucas e cheio de aplicativos, claro que para tudo tem seu tempo e ele tem o de assistir desenhos e brincar com o app.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post... Acho que temos que saber usar... Deixar os pequenos usarem os aplicativos mais com moderação. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que tudo demais é ruim .. não estou incentivando muito a Luma a jogos e aplicativos não .. em casa gosto que ela cante, dance e brinque na rua com os coleguinhas ... jogos no celular etc só no carro pra passar o tempo etc ... ela vai ter tempo demais pra ficar parada no pc etc ... agora não acho o momento certo ...bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  9. acredito que sim eles deve usar
    mais nada de exagero
    o dia todo, e nem qualquer rede social
    acho que tudo tem seu tempo

    Nanda
    beijokas
    Linda Tarde
    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  10. Acho que vai de cada criação.
    Bju

    ResponderExcluir

Agradeço pela visita, e se puder deixe seu comentário, vamos adorar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...