Como dizer Não para os nossos filhos



Como dizer não para os nossos filhos
Meu bolso feliz

Hoje vou falar de um assunto super importante, como dizer não para os nossos filhos. 
Todos nós nos pegamos pensando se é legal dar tudo o que eles pedem, e achar engraçado quando eles falam ou fazem algo que não é legal.
Eu todos os dias busco sempre o melhor para o meu filho, e o melhor inclui dizer "Não" para ele, afinal ele não pode crescer e achar que tudo que faz, fala ou age pode e não haverá consequências. 
O não como li em muitos lugares, também é um ato de amor, afinal, não queremos que eles cresçam achando que pode tudo e com todos, e que tudo que fizer será aplaudido de pé.

Encontrei este artigo super legal:

Como dizer não para os filhos?

Psicóloga: Existem várias formas, a primeira e mais simples, é simplesmente dizer não. As pessoas precisam interpretar o "dizer não" como um ato de amor e não o contrário, como muitas vezes acontece.

A criança que tem limites torna-se um adulto com capacidade de enfrentamento, com alto grau de tolerância a frustrações e, desta forma, é claro, uma pessoa mais feliz em seus diversos papeis. O "não" na hora certa proporciona o "sim" em grandes oportunidades.

Mas claro que devemos nos policiar e não sair dizendo "Não" para tudo, eles não iram entender a hora certa que aquilo não pode fazer.
Aqui o Isaac anda cada vez mais teimoso e desobediente, eu me pego dizendo vários "Não" ao longo do dia, e estou tentando me policiar para dizer na hora certa. Afinal ele precisa entender que certas coisas não pode, e logo tem que vir o argumento do porque disse o "Não", senão não irá entender e aprender que aquilo não pode, se não explicar para que ele compreenda que não era legal agir daquela forma.
Mas claro que tudo isso é muito fácil para quem esta de fora, quando não tínhamos filhos tudo era mais fácil, porque não sentíamos na pele tudo isso.
Quem nunca se pegou olhando uma crise de birra daquelas de uma  criança se jogar no chão e ficar aos berros, e você ficar esperando uma atitude da mãe, e você pensar: Se fosse meu filho não deixaria fazer isso.
Claro que isso é mentira, porque após a maternidade nos pegamos nesta situação em algum momento, e começamos a entender que a situação não é tão fácil quanto imaginava, que requer muita paciência, controlar as emoções que nesta hora ficam a flor da pele, e tentar acalmar a criança conversando.

Mas voltando ao assunto, dizer "Não" hoje, faz com que eles cresçam adultos felizes e realizados, afinal soube ouvir o "Não" dos Pais na hora certa, e este trabalho tem que ser diário e em conjunta, não adianta a mãe dizer na hora certa e o Pai ser mais maleável nas situações e deixar passar. 
Queremos que cresçam e saibam que teve uma infância onde soube ouvir, e entender que tudo que se faz pode ter uma consequência e que foi importante a atitude dos Pais na época.
Hoje entendo muito a minha Mãe e meu Pai que em muitas situações soube lidar com isso, e nem tudo que eu pedia ou queria era feito naquela hora. E quero passar isso ao Isaac.

Outro artigo que complementa aquilo que falei:

O que você precisa saber:

Não é crueldade dizer “não”. Alguns pais não concordam com isso. Segundo eles, os pais deveriam dar explicações, raciocinar ou até mesmo negociar com a criança — tudo, menos dizer “não” — para evitar que ela fique revoltada.

É verdade que um “não” pode, a princípio, desapontar seu filho. Mas, com isso, ele aprende uma lição muito importante — na vida, existem limites que precisam ser respeitados. Ceder, por outro lado, enfraquece sua autoridade como pai e ensina a seu filho que ele pode manipular você por fazer birra ou reclamar. Afinal de contas, como uma criança pode respeitar pais que são manipulados tão facilmente? Com o tempo, sua falta de firmeza pode fazer seu filho se sentir revoltado e inseguro sobre o quanto você se importa com ele.

E você Mãe ou Pai o que pensa sobre este assunto?
O que acha dos Pais que são mais permissíveis com os filhos?
Me conte tudo, afinal como mãe busco sempre aprender.

1 comentários:

  1. Amiga como é importante dizer não...
    Muitas vezes somos chatas... e taxadas assim, mas tudo é para o bem deles.
    O não tem seu lado positivo, é importante na educação dos nossos filhotes, bjs

    ResponderExcluir

Agradeço pela visita, e se puder deixe seu comentário, vamos adorar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...